terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

AS coisas estão fluindo sim!

Na França, empresas cobrirão gasto de bicicleta para funcionários



O governo francês anunciou nesta quinta-feira uma iniciativa para estimular o uso da bicicleta. A principal medida é o financiamento pelas empresas das despesas de transporte dos funcionários que a adotarem. Em troca, serão garantidas isenções.
O ministro dos Transportes, Thierry Mariani, informou que o sistema é similar ao existente na Bélgica. Naquele país, paga-se 21 centavos de euro por quilômetro rodado.
Benoit Tessier/Reuters
O governo parisiense foi um dos primeiros a incentivar a adoção de bicicletas como transporte; acima, ponto de aluguel
O governo parisiense foi um dos primeiros a incentivar a adoção de bicicletas como transporte; acima, ponto de aluguel
A norma, apresentada em Paris, é resultado de um estudo encomendado pelo Executivo ao deputado conservador e prefeito do 15º distrito de Paris, Philippe Goujon.
No jornal "Le Figaro", Goujon estimou em 20 milhões de euros o custo do Estado para indenizar por quilômetro as 2 milhões de pessoas que vão de bicicleta ao trabalho. Na França, o percurso médio é de 5 km.
Em entrevista ao jornal "Metro", Mariani indicou que outras medidas serão estudadas, como modificar a norma de circulação para permitir que os ciclistas avancem o semáforo vermelho quando virarem à direita, marcar as bicicletas com código para combater os roubos e construir mais ciclovias.
O ministro destacou que na França a utilização desse meio de transporte permite economizar 5,6 bilhões de euros pelos benefícios que proporciona à saúde das pessoas, além de limitar os gases poluentes.
Para Mariani, se cada europeu pedalasse 2,6 quilômetros por dia ao invés de usar um carro, haveria uma redução no transporte em torno de 15% das emissões de CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global.

2 comentários:

Nadja Kari disse...

Adorei o post... eu queria muito algo parecido por aqui... eu AMO andar de bicicleta e gostaria que fosse algo mais acessível. Se bem que para uma empresa aqui incentivar o uso da bicileta como transporte, deve também providenciar vestiários onde os funcionários possam tomar banho... pois com o nosso calor,seria beeeem complicado trabalhar ao lado de alguém que acabou de pedalar quilometros no sol!!!

Mas eu estaria dentro!!! :)

Aninha =D disse...

Pois é, mtas coisas terão de ser adaptadas, mas acredito que se todos colaborarmos, as coisas mudam!

=)

volte sempre